BAIXE OS SLIDES DO EPISÓDIO NO FIM DA PÁGINA!
Como facilitar a remoção da resina remanescente?
O Polimento da superfície do esmalte dentário, feito após a remoção do aparelho é um tema bastante complexo.
Dessa vez, recebi a solicitação desse tema de uma colega no Whatsapp, onde ela chegou a fazer uma brincadeira engraçada, mas também interessante, dizendo o seguinte:
“Parece que o ortodontista é inimigo do esmalte!”
Ri bastante, pois de fato, temos várias opções para fazer a remoção da resina remanescente e o polimento do esmalte. Mas parece que o ortodontista, de uma maneira geral negligencia bastante esse tema.
O término do tratamento parece sempre ignorar a condição final do esmalte do paciente. Como me preocupo muito com essa relação, procuro sempre devolver a mesma estrutura dentária que o paciente tinha antes do tratamento. Ou até melhor!
Por esse motivo, achei interessante trazer essa ideia para compartilhar e agregar um pouco com minha experiência nessa área.
Se você já curtiu, então leia até o final, pois além do conteúdo, preparei também um material bem legal para você baixar. Confira!
O sistema de remoções de resina remanescente
Por muito tempo eu usei o sistema Jiffy da Ultradent. Ele é tido na literatura como o melhor sistema de remoção remanescente da resina e polimento do esmalte.
Porém, além do custo ele também possui uma quantidade limitada de uso.
Ele contém 3 cores, onde primeiro você passa a cor amarela, depois a verde e por fim a branca.
Ele só faz o polimento, então antes do uso é preciso remover o grosso com uma broca multilaminada
Como eu fazia
Na época eu gostava de usar uma broca multilaminada, com poucas lâminas, geralmente entre 12 e 16 lâminas, para remover o grosso.
Usava primeiro essa broca na baixa rotação e depois eu usava uma de 32 à 36 lâminas, também multi-laminada. Só depois aplicava o sistema Jiffy!
Ficava maravilhoso, mas eram muitas etapas a serem cumpridas.
Como eu faço hoje
Trabalhei com esse processo até que conheci Henrique Bonacin, proprietário da empresa DH Pro, que me apresentou o sistema de polidores da empresa dele.
Fiquei encantado, pois não precisava mais usar a broca multilaminada para fazer a remoção residual.
O próprio polidor do sistema da DH Pro já faz a remoção da resina remanescente e, simultaneamente, o polimento do esmalte.
Uma dica valiosa para quem for usar o sistema DH Pro
Uma dica interessante e bastante válida é a respeito da forma de utilização.
Uma dúvida comum que pode surgir é:
“Como perceber quando toda a resina tiver sido removida?”
A camada fica tão fininha que é fácil se confundir entre esmalte ou resina. Mas tem um detalhe que pode ajudar!
Com o tempo percebi que conforme você passa o kit da DH Pro, ele transforma a resina em um pó e a deixa com um visual fosco.
A partir do momento que você não vê mais esse pó e começa observar uma superfície totalmente brilhosa, significa que você chegou ao esmalte.
Lembre-se:
“A resina nunca vai ficar brilhosa!”
Essa é uma dica bem interessante que vale guardar, pois ela permite não gastar em excesso e não deixar resto de resina imperceptível.
Isso prejudicaria o brilho final!
No material que eu disponibilizei logo a seguir, você verá como fica o resultado final. O brilho no resultado final é o artigo de luxo que ajuda a gerar valor percebido aos seus tratamentos.
Ter esse cuidado especial com o paciente quando se trata de saúde bucal é de extrema importância e altamente recomendado.
Esse conteúdo é faz parte de um material mais rico e profundo que eu tenho produzido no Ortocast.
Se você ainda não conhece, junte-se a nossa comunidade!
E caso tenha alguma dúvida, fique a vontade para entrar em contato comigo!
Um forte abraço e até a próxima!
Deixar Um Comentário