Hoje compartilho uma experiência um tanto quanto frustrante (apesar de frequente) que enfrentamos na ortodontia, que é a recidiva.

Algumas semanas atrás da data de publicação deste artigo, marquei algumas revisões de controle pós-tratamento e uma delas havia recidivado o espaço que eu tinha deixado durante o tratamento.

Na verdade o paciente não havia usado devidamente a contenção e, claro, sabemos que estamos sujeitos as recidivas.

Essa é uma das certezas que nós temos na ortodontia. Faz parte do processo!

Mas o foco aqui não é falar sobre a recidiva em si, e sim dar uma dica muito bacana para corrigir pequenos diastemas, a partir da confecção de botões estéticos.

Quer saber como? Então confira!

Estudo de caso tratando um diastema

Nesse caso que vou mostrar, o paciente fazia uso de uma placa removível e uma 3×3 higiênica.

Porém não fez o uso adequado da placa removível.

A intenção do paciente era que esse diastema fosse fechado, mas sem voltar a colocar o aparelho, e também não queria investir em um sistema de alinhadores invisíveis, pela questão do custo.

Era apenas um diastema e ele tem algumas ausências posteriores.

Ao mesializar o 34 para fechar diastema, naturalmente o espaço vai passar para a distal (entre 34 e 35). A partir disso, nós fazemos o mesmo procedimento até dissolver todo esse diastema e deixar ele todo no extremo distal do hemiarco.

Porém nesse caso específico, o dente 34 girou e acabou preenchendo todo o espaço, sem deixar diastema remanescente significativo.

O que eu propus

Diante disso, propus de ir fechando pouco a pouco com botões estéticos, porém os botões estéticos que nós temos disponíveis no mercado soltam muito facilmente.

Só que é possível fazer um facilmente, a base de resina mesmo.

Nas fotos, que deixarei disponível para que você tenha acesso ao final, também mostram com maior clareza o que vou comentar aqui.

Como é feito o procedimento

Você perceberá que é muito simples. Primeiramente, fazemos o ataque ácido na superfície do esmalte e aplicamos o adesivo.

Eu costumo usar o adesivo Single Bond da 3M.

Antes de polimerizar o adesivo, coloco um elástico de separação em cima do dele. Dessa forma ele fica meio aderido, sem nenhuma retenção.

Em seguida, eu polimerizo o adesivo, o que permite uma maior retenção. O elástico separador fica grudado no esmalte mesmo.

A partir daí, nós fazemos a aplicação de uma resina fluida, uma resina flow. Eu usei a Opallis Flow da FGM.

Após a aplicação, deixa amontoar um pouquinho por cima do elástico separador e polimeriza.

Quando você remover o elástico separador, terá o botão estático altamente retentivo e com muita estabilidade na superfície do esmalte.

Ele não vai se soltar facilmente, muito pelo contrário. Na hora de retirar, temos que quebrar a parte maior que ficará e ir desgastando com multilaminado, de tão aderente que fica no esmalte.

Dicas para a remoção

Um detalhe importante a ser ressaltado é que, na hora de remover o elástico separador, se você for tentar tirar na força, correrá o risco de acabar quebrando o botão.

Sendo assim, a dica que eu dou é pegar uma broca diamantada de tronco cônica, bem fininha. E vá desgastando e cortando o elástico separador.

OU:

Você utiliza a dica MEGA SUPER ULTRA TOP do Mestre Maraden Bastos, de já deixar o elástico separador com um corte feito por tesoura ou alicate de corte fino, antes de posicioná-lo no dente, Muito melhor né!? =)

É bem fácil de fazer! Depois vá com uma sonda exploradora para remover o elástico facilmente, sem danificar o botão.

Fica bem estético, inclusive, até mais do que os botões comercializados, além de ser fácil de fazer e mais resistente.

O que achou dessas dicas?

Se você curtiu o conteúdo e for aplicar essa dica, sinta-se a vontade para me enviar as fotos do seu procedimento. Ficarei feliz em dar uma olhada!

Tenho recebido diversos feedbacks e fotos de outros profissionais que aplicaram as dicas que tenho compartilhado.

Fico muito feliz em ter esse retorno e a troca de ideias dessa comunidade que estamos formando.

Ah! Não deixe de ouvir o Ortocast e de se cadastrar em nossa lista vip para receber os episódios na íntegra.

Um forte abraço e até a próxima!

Baixe os slides desse episódio:
Slides Ortocast 07